Caça e Conservação da Natureza

Caça e Conservação da Natureza

Obter Licença de Caça

Obter Licença de Caça através de uma Caixa de  Multibanco

Visitas

63106827
Hoje
Ontem
Esta Semana
Ultima Semana
Este Mês
Mês Anterior
Total
7203
24670
143562
62413123
7203
1041812
63106827

O seu IP: 3.145.186.6
Hoje: maio 01, 2024
A+ R A-

Batida á Raposa

Batida á RaposaDando continuidade ao objectivo traçado por esta ZCM, em melhorar em cada época venatória a sua gestão, levou-se a cabo pela primeira vez, a primeira de seis batidas à Raposa agendadas para a época venatória 2010/2011. Este acto de caça tem como objectivo corrigir a densidade desta espécie e permitir ao caçador contribuir directamente na gestão desta zona de caça, para além de proporcionar a cada um dos participantes mais uns momentos de convívio. Estes actos de caça, serão realizados por freguesia e com a colaboração activa dos representantes de cada Junta de freguesia, tendo como objectivo permitir uma maior envolvência da população para que cada vez mais esta actividade cinegética seja vista no Concelho como uma mais-valia a nível económico.

Esta primeira caçada teve a participação de 13 caçadores oriundos das freguesias de Carlão e Santa Eugénia, numa mancha escolhida estrategicamente com uma área aproximada de 50ha, situada entre a Estrada Municipal de acesso às Caldas de Carlão e a Povoação de Franzilhal.
A concentração dos caçadores deu-se por volta das 8:30h da manhã, na Junta de Freguesia de Carlão. Os caçadores participantes tiveram direito ao “mata-bicho” e efectuaram o levantamento da respectiva autorização de caça, recebendo algumas recomendações de segurança, da organização, para que o acto de caça decorre-se da melhor forma. Por volta das 9:30h deu-se a partida para o monte tendo sido colocados os caçadores nas respectivas portas. A mancha foi batida com a colaboração de 4 batedores munidos das respectivas latas, durante duas horas e meia, que tentaram a todo o custo afugentar as raposas de forma a estas fossem caçadas pelos caçadores posicionados. No decorrer da caçada, foram avistadas 6 raposas, no entanto os caçadores pouco habituados a este tipo de caçada, embora atirassem, não foram certeiros, não abatendo nenhum dos animais avistados.
O regresso do monte deu-se por volta das 12:30h. Seguiu-se à caçada um bom repasto, a fazer lembrar o S. Martinho, onde não faltou a carne de porco, castanhas e bom vinho. Aqui os caçadores confraternizaram quanto baste e ficaram com o desejo de participar nos restantes cinco actos de caça idênticos, a realizar no Concelho durante esta época venatória.

Batida á Raposa

Juntas de Freguesia | Carlão e Santa Eugénia

Batida á Raposa 06/11/2010